Atalhos Cinema 4D
Segue algumas dicas para agilizar o trabalho no Cinema 4D.
- Com a tecla CTRL pressionada você pode mover qualquer objeto sem mover seus filhos.
- Para remover os pontos que sobraram depois de deletar as faces de um objeto, clique com o botão direito no objeto e selecione ‘Otimize…’.
- Clicar com o ALT pressionado nas opções de visibilidade de um objeto muda a opção de visualização no render ao mesmo tempo.
- Clicando com CTRL pressionado nas opções de visualização altera as opções dos filhos também.
- Clicando com o SHIFT pressionado nas opções de visualização volta a opção anterior.
- É possível combinar essas opções apertando as 3 teclas ao mesmo tempo ao clicar na opção de visualização.
- Ao clicar na opção de checagem de qualquer objeto com o CTRL pressionado altera o estado de todos filhos.
- CTRL clique em um modo (Faces, Pontos ou Edges) converte mantendo a seleção correspondente.
- SHIFT CTRL clique em um modo (Faces, Pontos ou Edges) irá converter mantendo a seleção com tolerância.
- ALT clique em algum botão para criar objeto fará que ele se torne pai do objeto ativo no momento.
- SHIFT clique em algum botão para criar objeto fará que ele se torne filho do objeto ativo no momento.
- Clicando com o CTRL no ícone de rotação no canto superior da viewport irá fazer a rotação no eixo da câmera.
- Dando um duplo clique nos valores do scrool da timeline permite você inserir o número que você quer definir para cada extremidade.
- Ctrl Alt Shift Click on a keyframe will select all keyframes of all objects in the timeline at this frame.
- ALT D esconde o eixo.
- Ao editar faces, edges ou pontos, segure F10 para mover o eixo de posição.
- Ao editar faces, edges ou pontos, segure F11 para rotacionar o eixo.
- A tecla F12 desabilita o travamento do eixo.
- Pressionando ALT SHIT ao clicar em um keyframe selecionará todos os keyframes de todos objetos desse frame.
- Clicando com SHIFT pressionado em um eixo irá restringir o movimento/rotação/escala apenas aos eixos que sobraram.
- No BodyPaint para criar um bitmap com a UV dos polígonos para depois pintar em outro aplicativo basta selecionar um brush pequeno, trocar para o ‘UV Polygon Edit Tool’, selecionar todos UVS que você quer incluir e escolher Layer -> Outline no menu.
- Ainda no BodyPaint, é possível pintar os vários canais de um determinado material. Para isso selecione o material desejado na lista de materiais, vá em no menu Texture -> Texture Channels e selecione qual canal você deseja pintar.
- Para visualizar apenas um canal por vez, ative a opção Display Selected Channel no menu Edit do BodyPaint. Depois disso basta selecionar o canal na lista de materiais.