Como criar fontes com a sua letra

Se você sempre quis ter uma fonte com a sua caligrafia, o seu desejo pode ser tornar realidade! O YourFonts é um serviço que transforma a sua letra em uma fonte completa, que pode ser usada no Word ou em outro editor de texto que permita a adição de novos arquivos deste tipo. Quer saber como fazer isso? Então preste atenção no que você vai precisar:

  • Leitor de arquivos PDF
  • Impressora
  • Caneta esferográfica preta ou azul
  • Scanner

Uma das vantagens de se usar o YourFonts é que não é preciso instalá-lo no seu computador, e nem é preciso saber outros processos complexos de criação de fontes. Apesar de o serviço ser pago, todos os passos até o download são gratuitos, e você só precisa pagar se gostar do resultado.

Para começar, acesse o site do serviço. Na lateral da janela, existe um campo com vários passos. Vamos seguir esses passos para garantir o melhor resultado.

Todos os passos estão no site

Baixe e imprima os moldes

Clique na etapa de número 1 para baixar o “molde”, que nada mais é do que o papel no qual você vai escrever as letras do alfabeto para a criação do arquivo personalizado. Existe a opção do formato “Letter” ou “A4”, e para a impressão correta você deve usar o “A4”, já que o outro tamanho de folha é usado apenas nos EUA. Para baixar, clique no link que está escrito “Template as PDF document A4 (opens in a new window)”.

Se o seu computador possuir restrições na hora de abrir o PDF, você pode baixar dois arquivos JPG para imprimir, mas isso é recomendado apenas para quem não tem a alternativa de instalar um leitor de arquivos PDF no computador. Após o download, imprima as folhas e preencha tudo com cuidado.

Preencha os moldes com a sua letra

Preste muita atenção a este passo, pois ele é um dos mais importantes e vai fazer toda a diferença para um melhor resultado. Existem regras claras de como preencher o modelo, e você deve segui-las. Não basta escrever as letras em qualquer lugar, ou de qualquer jeito, pois dessa forma não existe garantia nenhuma de que dará certo.

Em cada “célula” do molde existem quatro pequenas linhas, ou marcadores, nas laterais. Elas têm uma função específica e devem ser respeitadas. A primeira linha de cima é a altura desejada para as letras maiúsculas. A segunda é a altura das letras minúsculas, e a terceira é a base para as duas. A quarta marcação se refere a letras como o “g”, que possuem uma “perninha” para baixo, e marca o limite inferior para esses casos.

Erros e acertos no preenchimento

Fonte da Imagem: YourFonts

Preste muita atenção nesses detalhes e tente centralizar o máximo as suas letras. Jamais aproxime o escrito da borda das células, nem a assinatura. Se você passar da linha de limite, o serviço não consegue reconhecer o que está escrito e não constrói aquela letra. Outro detalhe a ser respeitado é a cor da caneta, que deve ser preta ou azul, e de preferência esferográfica.

Você não precisa preencher tudo, apenas aquilo que você for usar. Por exemplo, se você não quer acentos, basta não fazer a segunda folha. Porém, quando você for usar a fonte e precisar de um acento, a letra será substituída pela fonte padrão do serviço, que se parece com a Times New Roman do Word.

Escaneie o molde e mande para o YourFonts

Este passo também exige muita atenção, pois qualquer erro pode comprometer o resultado. Você precisa escanear o molde, para poder fazer o upload no serviço, e tudo precisa estar certo. Se você não tiver um scanner, pode ir a uma papelaria que ofereça este tipo de serviço, ou em uma lan house. O preço pode variar entre 50 centavos até 1 real, aproximadamente.

Procure um scanner que caiba a folha inteira, sem cortes

É importante que nenhum pedacinho do molde fique para fora, e que a qualidade da imagem gerada seja boa. O recomendado pelo YourFonts é que a resolução seja 300dpi e que o papel esteja o mais reto possível. Não gere a imagem apenas em preto e branco (1-bit), mesmo que isso faça o arquivo ficar mais leve. O recomendado é em cores (24-bit) ou escala de cinzas (8-bit).

Na página do serviço existem diversos exemplos de erros que você deve evitar, a fim de obter um melhor resultado. Salve os arquivos obrigatoriamente em algum dos seguintes formatos: GIF, JPG, JPEG, PNG, TIF ou TIFF. Outros tipos de documento, como BMP ou DOC não serão aceitos pelo YourFonts. Preste atenção também às dimensões da imagem: a largura deve estar entre 1000 e 6000 pixels, e a altura precisa ser maior do que 1000, mas não pode ultrapassar os 9000 pixels.

Folha preenchida

Enviar os arquivos é fácil, basta clicar no item “Upload Template”, da lista de passos na lateral da página. Na janela aberta, você precisa preencher alguns campos. O primeiro deles é o nome da sua fonte, assim como existem as fontes chamadas “Helvetica” e “Comic Sans MS”, por exemplo. Escolha um nome novo, que tenha a ver com você. Você pode também aplicar um carimbo de copyright, no campo “Font Copyright”.

Preste atenção na hora de enviar as folhas preenchidas, pois existe uma ordem correta que deve ser seguida. No cantinho direito superior das folhas, existe uma indicação de página, mostrando se é a página 1 ou 2. Envie a primeira folha em “Template page 1” e a segunda em “Template page 2”. Após selecionar os arquivos, clique em “Upload”.

Faça o upload das páginas na ordem correta

Veja, baixe e use!

Após clicar em Upload, o YourFonts vai fazer o resto! Essa é a parte que requer um pouco de paciência, pois, dependendo da sua velocidade de conexão, pode demorar até 15 ou 20 minutos. Em geral, alguns poucos minutinhos já são suficientes.

Antes de você poder baixar ou não os arquivos, é mostrada uma prévia. Você pode escrever algumas palavras para ver como fica a escrita com a sua fonte, o que é bastante aconselhado. Se o resultado ficou como você esperava, clique em “Download”.

Na prévia você pode testar a fonte

O pagamento da fonte é feito via PayPal e cada página custa aproximadamente 10 dólares. Apesar de ser pago, é um preço que vale a pena, pois é algo completamente exclusivo e personalizado. Após o pagamento, você é redirecionado para a página do YourFonts e já pode baixar o seu arquivo imediatamente para usar no que quiser!