Como identificar processos maliciosos no Windows

system-explorer

Você que usa Windows, com certeza já deve ter tido problemas com vírus ou algo do tipo. Geralmente quando estamos em dúvida a respeito de alguma praga virtual no computador, realizamos escaneamentos com antivírus e ferramentas de remoção de malwares, porém com um software bacana é possível saber quais processos estão sendo executados em tempo real e, a partir daí fazer uma rápida busca para saber se eles são confiáveis ou se tratam de algo prejudicial ao desempenho e segurança do PC.

O System Explorer nada mais é do que um gerenciador de tarefas robusto, ele nos dá detalhes e informações que o querido e bastante conhecido Task Manager do Windows não faz. Um recurso muito útil deste software é a possibilidade de verificar a veracidade dos processos que estão ativos no Windows. Siga-me os bons (!).

Depois de baixar o System Explorer, instale em seu computador. O processo é aquele conhecido Próximo>Próximo>Concluir. Logo em seguida, abra o software. Aparecerão quatro abas, semelhante a dos navegadores de internet, vá direto em Processos.

Ali serão mostrados todos os processos que estão sendo executados pelo Windows, para fazer uma pesquisa, localize o processo e clique na opção Detalhes (ou Examinar). Agora basta esperar até que você veja redirecionado ao site do System Explorer.

system-explorer-3

Feito isso, várias informações sobre o processo serão mostradas, um pouco mais abaixo da página haverá uma espécie gráfico e também os comentários dos usuários sobre aquele determinado processo.

Vale lembrar que o banco de dados do site é bem vasto, mas nem sempre ele dirá a verdade. Assim como nos antivírus, nesse recurso do System Explorer também pode haver falsos positivos, isso significa que de repente algum processo que você sabe que é legítimo, pode ser acusado com algo desconhecido. Aí prevalece o bom senso. Apesar de simples, esse recurso é bastante útil na hora de tirar aquela dúvida. Até a próxima!

Download | System Explorer.

Fonte: http://www.todoespacoonline.com/como-identificar-processos-maliciosos-no-windows___2139