Como recuperar seu Xperia X10 em caso de não conseguir instalar uma ROM

English: Sony Ericsson Xperia X10

Muitos de nós não gostaram da decisão da Sony Ericsson encerrar o suporte a novas versões do Android, especialmente o Froyo e Gingerbread, jóias da coroa em se tratando de Android e que trazem inúmeras novas melhorias que seriam excelentes em nossos aparelhos Xperia X10.

Por conta disso, a comunidade livre começou a trabalhar incessantemente na criação de ROMs customizadas para que pudéssemos também ter acesso às novidades e melhorias do Froyo, Gingerbread, Ice Cream Sandwich e por ai afora.

Mas o que acontece se você fez o update sabendo que podia “brickar” seu celular e ele realmente trava e parece que ficou brickado? O que fazer? A seguir estão os passos para sair desse aperto e voltar à situação anterior.

Primeiramente, não se desespere. Para tudo há um jeito nessa vida e em se tratando de celulares com Android, ouso dizer que o céu é o limite (claro que o hardware também vai dizer onde esse céu fica, mas isso é outro assunto, hehehe)

Antes de mais nada, não vou dizer aqui como tentar fazer a restauração usando o Update Service da Sony Ericsson. Se quiser fazê-lo, é necessário que você baixe os seguintes softwares oficiais da Sony:

Sony Ericsson PC Companion 2.0

Update Service 

Passos para recuperar seu Xperia X10

1° A primeira coisa é realmente respirar fundo e não se desesperar.

2° Todas as informações foram retiradas do Fórum XDA-Developers e poderão ser alteradas sem aviso prévio. Para facilitar a vida, coloco os links apresentados no endereço aqui mesmo, abaixo. Mas, caso alguns dos links não funcionem mais, sugiro que entrem lá no Fórum do XDA e verifiquem os novos endereços dos softwares citados abaixo. Baixe cada um deles. Assim que tiver feito isso, volte aqui.

FlashTool version 0.2.5

http://www.multiupload.com/OUFO8DVLS8

X10a

Generic version 2.1update1 build 2.0.2.A.0.24
http://www.multiupload.com/S6CD0XH66D

Generic version 2.1update1 build 2.0.A.0.504
http://www.multiupload.com/OQN4FYU03A

X10i

Generic version 2.1update1 build 2.0.2.A.0.24
http://www.multiupload.com/BF7WMERWJB

Generic version 2.1update1 build 2.0.A.0.504
http://www.multiupload.com/C59NVB2K2Y

  • Existem dois tipos de X10 no mundo, pelo que li na internet: X10a e X10i. O modelo X10a é o modelo que foi mandado para o mercado canadense e o X10i para o mercado Europeu. O modelo comumente vendido no Brasil é o X10a. No entanto, verifique se é realmente esse modelo abrindo a tampa traseira do aparelho e retirando a bateria. Você poderá ver a informação escrita na parte interna dele. Com essa informação, verifique o link correto da sua versão do Xperia X10 e baixe os dois firmwares (caso um não dê certo, você terá o outro para tentar a restauração).
  • Atenção! Caso você baixe uma versão errada de firmware para o seu Xperia X10 e tente fazer a restauração, dai pode acontecer mesmo de brickar seu celular. Certifique-se de baixar a versão CORRETA!

3° Execute o arquivo FlashTool_0.2.5.exe. Ele fará a instalação da aplicação na pasta que será mostrada na tela. Lembre-se dessa pasta.

4° Pegue os dois arquivos firmware .ftf que você baixou e coloque-os na pasta firmwares que existe dentro da pasta onde o FlashTool foi instalado.

5° Abra o FlashTool em modo de Administrador (caso esteja usando o Windows Vista ou Windows 7). Obs.: Não testei essa restauração no Windows XP.Prossiga por sua conta e risco.

6° A tela inicial do FlashTool é simples.

x10.jpg

7° Clique no botão Flash e a tela seguinte aparecerá.

x102.jpg

Percebam que existem duas versões dos Firmwares. Escolhe a mais atual, que é a de versão maior (2.0.2.A.0.24). No lado direito existe a opção Wipe userdata. Eu tentei fazer a recuperação desmarcando essa opção, para tentar manter os dados de usuário. Mas não deu certo. Então, deixe marcada a opção e clique em OK.

8° Ao clicar em OK, o FlashTool fará a preparação dos arquivos para que sejam inseridos no celular. Ao terminar a preparação, a tela seguinte aparecerá

x103.jpg

9° Agora é hora de ligar seu celular em modo FlashMode. Para tal, desligue o celular, conecte o cabo USB no aparelho, aperte e segure o botão voltar no X10 e conecte o USB no computador, a luz indicadora do celular deverá ficar verde. Caso não funcione, desligue o aparelho e retire a bateria por 30 segundos. Depois, insira novamente a bateria, pressione o botão de voltar e coloque o cabo usb. A luz indicadora do celular deverá ficar verde. Quando ficar, você tem poucos segundos para pressionar o botão OK para o FlashTool começará a fazer o processo. Se você demorar e a luz verde se apagar, o processo não funcionará, por mais que o FlashTool diga que sim. Aguarde um pouco pois o processo poderá demorar, dependendo da velocidade do seu PC.

  • Para se entrar em FlashMode para fazer a restauração usando o FlashTool, os drivers corretos têm de estar presentes no sistema operacional. Se precisar de ajuda, na pasta FlashTool/drivers execute o arquivo ggsetup-2.2.0.10.exe e reconecte o aparelho.

10° Feito o processo, basta desligar o celular. Ao reiniciar, habilite a depuração USB e a instalação de apks de terceiros.

11° Se tudo correr bem, seu celular estará de volta à configuração original, sem os crapware que as operadoras insistem em instalar.

Agora, mais uma última dica: como fazer o root do seu celular. 

  1. Abra novamente o FlashTool.
  2. Desligue o celular e entre em modo FlashMode, como explicado no item 9 cima.
  3. Assim que a luz estiver verde, clique no botão Root. Ele fará o processo de dar acesso root no aparelho. Assim que terminar, reinicie o aparelho evoilá!, seu aparelho estará rooteado.