Console de erros – Ferramentas e extensões

firebug web developerAlgumas vezes queremos localizar determinado problema no nosso site, reviramos servidores e suas configurações, revisamos a programação e não obtemos resultado algum. Os erros nos sites podem vir de determinadas causas. O problema pode estar no domínio, na hospedagem, na programação ou até mesmo na conexão com determinado local, causado por problemas de DNS, por exemplo.

Como alguns dos problemas são quase invisíveis à olho nú, podemos utilizar uma ferramenta que está disponível no Mozilla Firefox, Google Chrome e no Internet Explorer, que é o Console de erros. Segue abaixo o procedimento de abertura do Console para cada navegador.

Mozilla Firefox
Use o comando Ctrl+Shift+J para abrir o console de erros. É recomendável que se use o console de erros em conjunto com o console da web, que te dá os resultados das conexões e é aberto usando o comando Ctrl+Shift+K. Ambos os consoles são encontrados também no menu Ferramentas. Além dos dois consoles, dois ótimos add-ons para fazer os testes no site são o Firebug (do qual já temos um post e tem mais destaque) e o Web Developerque são encontrados na galeria de Add-ons do Firefox.

Google Chrome
No Google Chrome, o console de erros é aberto usando o comando Ctrl+Shift+J. Neste navegador, as ferramentas são mais integradas do que no Firefox. O console de erros, o console de web e a ferramenta de desenvolvimento são abertas com o mesmo comando e são separadas por abasO Firebug e o Web Developer também estão disponíveis para o navegador e são encontrados no Google Web Store.

Internet Explorer
No Internet Explorer, use a tecla F12 para abrir o Internet Explorer Toolbar. Este também possui as ferramentas integradas, com o HTML, CSS, o Console e a rede separadas em abas.

Deixe sua resposta