Shot Control

Um dos principais usos dos smartphones atualmente é como câmera fotográfica. Dada a sua resolução e o progresso alcançado nos sensores e lentes, os resultados obtidos com estes dispositivos estão cada vez melhores. O único problema é que muitas vezes se faz necessário ir cavando através das configurações do aplicativo da câmera para modificar recursos tais como modo de foco, ISO, exposição, etc.

Para facilitar essa tarefa o aplicativo Shot Control é apresentado como uma solução, já que a ferramenta fará com que todas as opções de configuração da câmera apareçam na tela, dando assim a impressão de que se está utilizando um modelo reflex.

Shot Control é realmente fácil de usar e tudo que o usuário precisa para capturar uma imagem com nível (quase) profissional está em uma única tela, sem o uso de menus.

Na tela do aplicativo a pré-visualização é bem menor do que o habitual, para dar espaço às funções, e na própria visualização são oferecidos vários controles internos. Na esquerda encontramos um controle deslizante para o zoom, no lado oposto temos outro controle para o nível de exposição (ideal para ambientes pouca ou muita luz). Essa mesma tela é ainda dividida em nove setores que vão ajudar a compensar as fotografias e, de fato, cada uma destas áreas dá a possibilidade de diferentes focos (dependendo do smartphone).

Na outra metade da tela, vemos as seguintes opções:

  • Foco: Permite escolher o modo do foco entre automático, infinito, macro, fixo, contínuo-foto e contínuo-vídeo.
  • ISO: Este parâmetro irá ajustar a quantidade de luz que o sensor vai capturar. Desde automático até 800, sendo o maior número que captura mais luz.
  • WB: Permite modificar o balanço de branco. É possível escolher entre automático, incandescente, fluorescente, luz do dia, e nublado.
  • Flash: Aqui é possível ativar ou desativar o flash e colocá-lo no modo manual ou automático, como colocá-lo no modo lanterna para que permaneça sempre iluminando.
  • Filtro: Serve para capturar a foto com um efeito aplicado, entre os quais estão; mono (preto e branco), negativo, sépia, solarizar, posterizar, desenhos animados, dentre outros.
  • Cena: Esta opção irá modificar o tom e a exposição da imagem de acordo com a situação de luz ambiente e o tipo de foto, permitindo selecionar os modos retrato, paisagem, noite, praia, neve, sol, fogos de artifício, esporte, festa, luz de vela, amanhecer, texto, luz de fundo.
  • 5 MP: Serve para alterar a resolução em que as fotos serão capturadas. Em um Galaxy S III oferece a partir de 640 x 480 (0,3 MP) até 3264 x 2448 (8MP).

As opções de configuração para cada um desses elementos são exibidas na parte inferior da pré-visualização, sendo necessário apenas movê-los para a esquerda ou direita para selecionar a configuração desejada.

No canto inferior direito encontramos ainda um ícone semelhante a uma grade que dá acesso à galeria, para conferir como ficou a imagem capturada. Uma vez na galeria, é possível colocar estrelas nas fotos favoritas. No caso do usuário possuir o aplicativo Google+ e o recurso Instant Upload habilitado, as fotos com estrelas capturadas via Shot Control serão enviadas automaticamente para o perfil no G+.

É válido ressaltar ainda o botão do obturador, localizado no canto superior direito (no modo para destros), fará capturas sempre e enquanto estiver pressionado. A velocidade dessas capturas dependerá do dispositivo.

Além disso, o aplicativo também oferece a capacidade de exibir mais ou menos informações sobre a tela, como um histograma ou reorientar toda a tela para aqueles que são canhotos.

Como se pode ver, é um aplicativo muito prático para aqueles que querem ter mais controle sobre suas fotografias, valendo a penas investir os R$ 6 na Google Play.

 

Deixe sua resposta